É urgente valorizar os técnicos superiores!

14/07/2022

Sr. Primeiro Ministro,

Srs. Ministros,

É urgente valorizar os técnicos superiores!

O STE reuniu hoje com a Secretária de Estado da Administração Pública no âmbito da negociação suplementar, quanto à nova portaria do procedimento concursal e à alteração do nível remuneratório no ingresso nas carreiras de técnico superior e assistente técnico e valorização dos trabalhadores detentores de doutoramento.

Relativamente ao projeto de portaria de procedimento concursal, o Governo tomou em consideração algumas das sugestões apresentadas pelo STE que acreditamos que possam contribuir para um procedimento mais eficiente.

Quanto ao alcance das valorizações remuneratórias, o Governo não se mostrou disponível para ir mais além.

O STE, não se opondo às medidas propostas, alertou mais uma vez para o facto de as mesmas desestruturarem as remunerações da carreira de técnico superior, que há muito devia ter sido revista. Para mitigar esta situação, sugerimos desde já a subida de um nível remuneratório para todas as posições da carreira.

Em resposta a Secretária de Estado afirmou que está consciente da necessidade de rever a estrutura da carreira e ainda o regime do SIADAP, tendo assumido o compromisso de iniciar a revisão no próximo mês de setembro.

Por último, questionámos quando iria entrar em vigor a alteração dos níveis remuneratórios da carreira de técnico superior que reivindicamos que seja com efeitos a janeiro de 2022.

Fomos informados que esta questão será decidida no Conselho de Ministros de amanhã.

Esperamos que o Governo cumpra o que tem vindo a dizer e que se inicie aqui o caminho da valorização dos técnicos superiores.