Corpos Gerentes
Os corpos gerentes do STE compreendem três órgãos: Direção (coordenação sindical), Mesa da Assembleia Geral (deliberação sobre várias questões) e Conselho Fiscal (pareceres variados, nomeadamente sobre o relatório e contas).
Direção do STE
Nos termos dos Estatutos compete à Direção do STE, Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado e de Entidades com Fins Públicos, gerir o sindicato e coordenar a atividade sindical, executando todos os atos necessários à realização dos objetivos a que nos propomos.
Para isso, elaboramos propostas e contrapropostas de convenções coletivas de trabalho a apresentar para negociação e ainda negociamos as propostas de convenções coletivas de trabalho ou instrumentos de idêntica natureza.
De salientar que a atual Direção do STE foi eleita a 14 de dezembro de 2021 para um mandato de quatro anos e que é constituída pelos seguintes elementos:
Maria Helena Correia Silva Rodrigues
José Carlos Fragoso
Rosa da Silva Fernandes e Sousa
Mesa da Assembleia Geral do STE
A Mesa da Assembleia Geral do STE é constituída por um presidente, por um vice-presidente e por dois secretários, tendo o presidente voto de qualidade.
Cabe a esta mesa presidir à Assembleia Geral a quem nos termos dos Estatutos compete, nomeadamente, examinar e votar anualmente o relatório e contas da Direção e o parecer do Conselho Fiscal; apreciar e deliberar sobre o projeto de orçamento anual apresentado pela Direção e ainda pronunciar-se e deliberar sobre todos os assuntos que respeitem aos associados.
Para o mandato 2021-2025 são membros efetivos da Mesa da Assembleia os seguintes elementos:
Maria Laura P. M. S. Bivar de Sousa
José António Magalhães Barros Feu
José da Conceição Nunes
Maria João V. O. B. Marcelo Curto
Conselho Fiscal do STE
O Conselho Fiscal do STE é constituído por um presidente e por dois vogais e ainda por três elementos suplentes que, entre outras funções, tem como competências emitir pareceres que lhe sejam solicitados pela Direção e, anualmente, emitir um parecer sobre o relatório e contas.
Para o mandato 2021-2025 são membros efetivos do Conselho Fiscal os seguintes elementos:
José Joaquim de Campos Duarte Lourenço
Jorge Manuel do Vale Alves Pereira
José Augusto do Rosário Silva