Na sequência do acordo plurianual assinado com o Governo no passado dia 24 de outubro, o STE reuniu hoje com a Secretária de Estado da Administração Pública para negociar o projeto de diploma que prevê as valorizações das carreiras gerais.
Conforme acordado prevê-se:
a) Valorização da 3.ª à 14.ª posições remuneratórias da carreira de Técnico Superior, com produção de efeitos em janeiro de 2023, através de uma subida adicional de um nível remuneratório em toda a escala da carreira.
A 1.ª e 2.ª posição remuneratória tiveram já acréscimo semelhante em 2022, resultante do Decreto-Lei n.º 121/22, de 26 de julho que produzia efeitos a 1 de janeiro de 2022.
b) Valorização da carreira de assistente técnico que beneficiará, já em 2023, de uma subida adicional de um nível remuneratório.
Recorde-se que a estas subidas adicionais acrescerá o aumento geral anual: todos os trabalhadores da Administração Pública, independentemente da carreira em que se integram, terão, em janeiro de 2023, um aumento salarial de €52,11 em remunerações até aos €2.612,03 ou de 2% em remunerações superiores.
Na reunião a Secretária de Estado informou ainda que estão já a decorrer as reuniões setoriais para valorização das carreiras especiais revistas, de grau de complexidade 2, que estejam comprimidas pelo valor base remuneração da Administração Pública.
Conforme afirmámos a assinatura do acordo foi o primeiro passo num novo caminho negocial. Muito há ainda para fazer. O STE continuará a trabalhar para a melhor defesa dos interesses dos seus associados.
A Direção