ADSE – STE congratula-se com a entrada de novos trabalhadores

22/12/2020

O STE congratula-se com a proposta que a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública leva hoje a Conselho de Ministros de alargar a ADSE aos trabalhadores com contrato individual de trabalho que integram a Administração Pública.

Estes trabalhadores, maioritariamente de Hospitais Públicos com gestão empresarial, a quem tem sido vedada a inscrição na ADSE deveriam ter sido referidos de forma expressa no “Despacho MMEAP de 8 de julho sobre inscrição extraordinária na ADSE de PREVPAP e situações análogas”.

Aliás, esta foi a posição e a leitura feita pelo STE, transmitida à Ministra Alexandra Leitão, numa reunião do Conselho Consultivo da ADSE, estrutura onde o STE tem assento.

Trata-se de uma medida que vem acabar com a injustiça feita a milhares de trabalhadores a quem tem sido negado o acesso, que com a sua contribuição vão reforçar a sustentabilidade financeira da ADSE, podendo assim os trabalhadores com salário mínimo continuar isentos do pagamento mensal de 3,5% da remuneração.

A característica solidária da ADSE é o que a distingue da pratica dos seguros de saúde.