Mais uma formação realizada na cidade da Guarda

30/10/2019

No ano de 2015 na sequência de mais uma ação de formação realizada na cidade da Guarda, amplamente participada, de onde se contavam, técnicos superiores e dirigentes de vários serviços, tivemos oportunidade, de num pequeno registo da nossa INFOQUADROS, deixar a seguinte epigrafe: “Em tempo de desconstrução há quem insista em construir”.

E não é que insiste mesmo?

Pois, se naquela data os tempos eram difíceis, nos dias de hoje, o STE corre por sua conta e risco, fruto da seca que vem dos lados de Bruxelas e das alterações climatéricas dos seus afins… Seca extrema e torneiras fechadas para as instituições sindicais que pretendam valorizar os quadros do estado na vertente formativa.

Desde uma simples lapiseira, ao espaço e sua organização, aos suportes documentais e aos custos com os seus formadores (de topo, diga-se em abono da verdade!), tudo, mas tudo mesmo, fica a cargo do STE.

Cumpre-nos uma vez mais, sublinhar este esforço e as opções que a atual direção tem tomado, não esquecendo, quem mais distanciado da capital está.  Bem cientes, estamos todos, que bastas vezes a formação, em regime de autoformação disponibilizada pelo STE, é o “valor absoluto da formação” que muitos quadros do estado têm durante todo o ano.

Infelizmente esta é a realidade que muitos colegas nos trazem e connosco partilham. Os recursos são escassos, não o ignoramos, mas mais do que nunca, também o são para o STE, que ainda assim teima e persiste em construir com as melhores armas, com que podemos continuar a evoluir, na nossa vida profissional e pessoal: a formação com selo de qualidade.

Mas, se calhar deveríamos ter começado por aqui: decorreu nos dias 22, 23 e 24 de outubro, na cidade da Guarda, mais uma ação de formação dirigida pelo Senhor Doutor, José Silva, sobre a temática do SIADAP.

Marcaram presença nesta ação de formação 23 abnegados formandos, que imprimiram à mesma um dinamismo tal, que as horas voaram!

Esta ação de formação, uma vez mais, contou com novas associadas, com dirigentes locais e com técnicos superiores de vários organismos públicos, quer sob a veste da administração direta, indireta, autárquica ou de EPE’s do Estado.

Vai dizendo quem sabe que em “equipa que vence não se mexe”.

Concluindo, cumpre-nos saudar a mestria de quem esteve ao leme desta formação, aos associados que estiveram presentes, esgotando a capacidade da sala, aos demais colegas do Secretariado Regional da Guarda, na pessoa da sua Coordenadora Dr.ª Manuela Sousa, e por fim, mas em primeiro lugar, à Senhora Presidente do STE, Dr.ª Helena Rodrigues, que se fez acompanhar pela Senhora Tesoureira à Guarda, para encerrar mais esta ação de formação e entregar os competentes certificados aos colegas formandos.

A todos, aqui fica a nossa respeitosa vénia, enquanto aguardamos pelo novo ano civil e pelas oportunidades formativas, que ao que julgamos saber, já estão na forja.