STE

 

 

Junte-se a nos no FaceBook

 

 

 

 

 

MOÇÃO
JOAQUIM MARIA FERNANDES MARQUES – uma vida ao serviço da causa pública e do sindicalismo.
(11 de Janeiro de 1946 – 22 Dezembro 2016)

No dia 22 de Dezembro de 2016 faleceu Joaquim Maria Fernandes Marques, um dos fundadores do STE nos anos 70, e o seu primeiro presidente. Foi nesta qualidade que fez ouvir a sua voz a propósito das questões que na altura, fracturavam a Sociedade e a Administração Pública e apoucavam os seus quadros. É por isso que muito lhe deve o sindicalismo democrático que tem ajudado a crescer a democracia em Portugal. Foi, ainda, membro fundador da UGT.

Joaquim Maria Fernandes Marques exerceu as funções de Secretário de Estado do Trabalho no XIII Governo Constitucional e de Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional no X Governo Constitucional. Foi eleito Deputado à Assembleia da República pelo Partido Social Democrata nas IV, V e VI Legislaturas tendo exercido a função de Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD. Presidiu à Fundação do Inatel na década de 90 e foi Presidente da extinta Junta de Freguesia de S. João de Brito, em Lisboa, entre 2001 e 2013 destacando-se como autarca naquele concelho. Em 2013 foi eleito membro da Assembleia Municipal de Lisboa, mandato que, infelizmente, não chegou a cumprir.

Muito mais cargos desempenhou Joaquim Fernandes Marques mas para o STE foi, acima de tudo, um sindicalista, tendo-se mantido sempre como presidente da Assembleia-Geral.

Pelo seu trabalho e dedicação, os dirigentes do STE, reunidos a 25 de Fevereiro de 2017 expressam o seu público reconhecimento.

Aprovada por Unanimidade e Aclamação.

A Direcção Nacional

Lisboa, 25 de Fevereiro de 2017

 

© STE 2010. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Actualizado a: 27.02.2017